ÚLTIMAS

17 de março de 2014

Homem sem família vive debaixo de cajueiro.


Favela da Rocinha ou do Alemão, no Rio de Janeiro, podem ser sinônimos de um lugar perigoso e inseguro, em função da violência causada pelo tráfico de drogas e o poder paralelo. Mas elas não se comparam ao lugar onde o José Antônio Santiago escolheu para viver, um belíssimo cajueiro às margens da BR-304.
Dizendo ter nascido em Aracati, na comunidade da Volta, o homem que vem sendo chamado por moradores da redondeza de o “homem do cajueiro” vive em condições sub-humanas. Não tem roupa para vestir e nem comida para se alimentar pela manhã, ao meio dia e à noite. Vive sem tomar banho e sobrevive da generosidade de caminhoneiros que trafegam pela BR e dos moradores que vivem em comunidades próximas, como Cabreiro e Santa Tereza.
Apesar de o local não ser apropriado para se ter uma noite tranquila de sono, onde o perigo de acidentes é constante, Santiago diz não querer deixar o local. “Eu não quero sair daqui não”, disse à reportagem da Folha de Aracati, que na sexta-feira à tarde foi deixar comida e água.
Santiago é arredio e não forneceu detalhes de sua vida. Apenas disse não ter família e filhos e não se lembrar de como foi parar ali, num cajueiro da BR-304, bem próximo ao trevo que dá acesso a cidade de Itaiçaba.  À noite, improvisa um lugar para dormir com as folhas do cajueiro. “Eu durmo aqui mesmo e isso não me incomodo”, diz. Medo de bichos ele diz não ter.
Santiago vive cercado por garrafas pet, que recolhe ao longo da estrada. E assim, nesta situação, já está no local há mais de um mês sem ser notado pelas autoridades de Aracati.
A reportagem insistiu para que ele contasse um pouco mais da sua história, mas cada vez arredio e desconfiado, foi se distanciando. “Não quero contar não, moço”, disse.
Além de poder tentar contar a história deste homem que não sabemos se o quis é verdade (sobre o nome e sua naturalidade), o objetivo da Folha é mostrar a sua imagem para que possíveis parentes saibam de seu paradeiro.
Fonte- Folha de Aracati Folha Serrana



Compartilhe :

Folha Serrana

Folha Serrana, um site criado para mostrar os fatos e cultura dos Bastiões/Iracema e toda a região jaguaribana...
Leia Mais sobre o autor



 
Copyright © 2014 Jornal Folha Serrana
Cofundador: Ricardo Santos | Design por Ricardo Santos | BTT