A partir
desta terça-feira (9), os clientes da operadora Oi que usarem todo o pacote de
internet móvel que foi contratado terão o serviço de navegação suspenso. A
mudança vai valer para clientes dos planos pré-pago e de controle da operadora.
Quem quiser continuar com acesso à internet deverá recontratar o pacote de
dados ou contratar um pacote adicional avulso. Outras operadoras também vão
adotar a mudança no sistema ainda neste ano.
A mudança na
cobrança da internet após o fim da franquia foi adotada inicialmente pela
operadora Vivo, em novembro. Antes, quando o cliente atingia o limite da
franquia, tinha a velocidade reduzida, mas não suspensa. Segundo a Oi, o fim da
velocidade reduzida, aliada ao novo modelo de cobrança por pacotes adicionais,
é uma tendência mundial por garantir melhor experiência de navegação aos
usuários de internet móvel.
A partir do
dia 28 deste mês, os clientes da Claro dos planos pré-pago e controle também
terão a internet bloqueada após atingirem o limite de dados do plano
contratado. Para continuar navegando, eles poderão adquirir pacotes
adicionais de franquia.
A TIM vai
adotar o bloqueio do acesso à internet após o consumo da franquia somente para
os clientes que aderirem à oferta Controle Whatsapp, que garante envio
ilimitado de mensagens por meio do aplicativo. A operadora diz que continua
avaliando as diferentes possibilidades e não prevê qualquer ajuste em seus
planos atuais.
Segundo a
Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as regras do setor permitem às
empresas adotar várias modalidades de franquias e de cobranças, mas o
Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações
determina que qualquer alteração em planos de serviços e ofertas deve ser
comunicada ao usuário, pela prestadora, com antecedência mínima de 30 dias.
Folha Serrana, um site criado para mostrar os fatos e cultura dos Bastiões/Iracema e toda a região jaguaribana...
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