ÚLTIMAS

2 de fevereiro de 2015

Com a conta de luz em alta será que vamos voltar usar lamparina?

Com a falta de águas usinas hidrelétrica tem dificuldades de abastecimentos. Por isso o custo de beneficio está tão caro ultimamente vou até mostrar uma coluna bem interessante de um radialista do nosso vale do Jaguaribe-CE,   
Colunista

Foi com um grande susto, que recebi minha última conta de luz. Valor da conta de uma empresa! "Deve ter sido engano!", pensei com meus botões. Que botões, que nada! A menina da "Coelce" falou que era isso mesmo! Sem nada entender, fui bem cedo ao ponto comercial do meu amigo Paulo, no velho mercado e comprei lamparina e pavios.

Lembrei do que dizia meu pai Amadeu e minha mãe Itamar (foto): Olha, vai chegar o tempo, no qual, voltaremos a utilizar, lamparina e lampião de gás". Energia, aqui, no hoje bairro Baviera, só a partir de 1977. Foi uma luta do saudoso Zé Viana. Lembro que fazia as lições do "Colégio do Padre", à luz da lamparina e meu nariz amanhecia todo preto.

Já providenciei um litro com um fio amarrado no dedo, igualzinho quando era menino para comprar o querosene. Acho que lá no "O Chefe" tem do antigo, do bom. Minha vida, a partir de agora, será uma ponte do passado com o presente. E minhas postagens, onde farei? Ora, ora! Aqui bem pertinho tem uma "lan house". Tem razão Jackson do Pandeiro, na sua    música! "Existe no mundo a lei da compensação".

Perderei o conforto da cara energia, mas, a minha verdadeira felicidade estará de volta! Queria tanto trazer meus pais, meus velhos amigos e vê-los, falando mal dos amigos mas sem nenhuma maldade! Prestava atenção a eles mascando fumo. Quando acender a lamparina, lembrarei do "benção pai, benção mãe! quando íamos dormir.

Lembrar-me-ei das novenas da minha tia Baviera, que eram celebradas em Latim do sertão. As luzes da lamparina abrigava respeito, amor entre todos, alegria. Pegávamos no sono, olhando para aquelas chamas. Um vizinho, desses moderninhos, achou muito estranho mas tirei de letra: "Na verdade, as lamparinas nunca deixaram de ficar acesas em meu coração". Não sei se ele entendeu. Agora, estou pedindo socorro, a conta de luz, chegou! Valha meu Deus! Segura minha pressão, Senhor!" E um detalhe para terminar: Em quase todas as casas, a conta veio muito alta! LAMPARINA, GENTE!.


Radialista  Amadeu Filho Folha Serrana se amolda pega em?





Compartilhe :

Folha Serrana

Folha Serrana, um site criado para mostrar os fatos e cultura dos Bastiões/Iracema e toda a região jaguaribana...
Leia Mais sobre o autor



 
Copyright © 2014 Jornal Folha Serrana
Cofundador: Ricardo Santos | Design por Ricardo Santos | BTT