ÚLTIMAS

17 de março de 2015

Semana da árvore começa amanhã em Crato

Este município começa a discutir, a partir de amanhã (17), questões relacionadas à preservação do meio ambiente e o consumo responsável da água, bem como a utilização de formas de energia renováveis e a necessidade da participação popular na criação de mecanismos que possam diminuir as ações destrutivas realizadas pelo homem em desfavor a natureza. As demandas serão apresentadas durante a Semana da Água e da Árvore, que acontece no período de 17 a 24 de março, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano (Semac) de Crato, sob a responsabilidade do Núcleo de Educação Ambiental (NEA).

Os assuntos a serem abordados durante esta edição do evento, que acontece anualmente, terão como tema principal "Há sol que rega e água que seca", extraído a partir da proposta lançada neste ano pela Organização das Nações Unidas (ONU), que definiu 2015 como sendo o "Ano Internacional da Luz", com foco na ciência óptica e em suas aplicações, reconhecendo a importância da conscientização mundial sobre como as tecnologias baseadas na luz promovem o desenvolvimento sustentável e fornecem soluções para os desafios mundiais nas áreas de energia, educação, agricultura, comunicação e saúde.

A abertura da Semana da Água e da Árvore acontecerá com a ação itinerante "Quem ama o Crato Cuida", a ser desenvolvida na Praça "Dona Ceiçinha", no bairro Seminário, a partir das 8h. O objetivo do evento é o de levar informações para a população residente na localidade sobre o andamento das obras de saneamento básico na área de encosta do Seminário, sistemática da coleta do lixo, importância da reciclagem, doenças causadas por veiculação hídrica, proliferação de vetores, incentivo ao plantio de espécies nativas, bem como orientar sobre a prática da sustentabilidade.
"O objetivo de todo o trabalho é trazer a sociedade para dentro das discussões que possam resultar em melhorias de vida da nossa população, por meio da preservação ambiental e do uso de mecanismos que não ocasionem qualquer tipo de degradação à natureza", comentou o secretário de Meio Ambiente e Controle Urbano do município, Stepherson Ramalho.

Segundo ele, diversas ações políticas e administrativas estão sendo adotadas no município como forma de diminuir os impactos ocasionados pelo crescimento urbano e pela falta de conscientização ambiental ainda existente. "Nós já trabalhamos essa questão no próprio Plano Diretor do Município, englobando a forma como vem se dando a parte ocupacional na zona urbana da cidade, bem como também por meio do cadastro ambiental rural. Hoje, nós estamos realizando, inclusive, a elaboração de novas metas para que sejam ampliadas ações de desenvolvimento da política ambiental em todo o município", garantiu o secretário.

Durante o evento itinerante de amanhã, estão confirmadas as presenças do prefeito do município, Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos, secretários municipais e coordenadores de diversos setores da administração local, bem como lideranças comunitárias ONGs e representantes de órgão ambientais com o Projeto Soldadinho do Araripe e o ]Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
A Universidade Regional do Cariri (Urca) e entidades como a Cáritas Diocesana do Crato, Associação Cristã de Base e a Associação dos Agentes Recicladores do Crato também são apoiadores do evento.

A Semana da Água e da Árvore de Crato contará com a realização de seminários, palestras e oficinas. Os trabalhos serão realizados em escolas da rede pública municipal, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), e também em algumas comunidades da zona rural do município.

Fonte: Diário do Nordeste 
Árvores nativas da Caatinga precisam ser preservadas
para garantir a qualidade do solo e da água da região.
Na época do inverno às árvores florescem e deixa a
paisagem do sertão belíssima.
 

Compartilhe :

Folha Serrana

Folha Serrana, um site criado para mostrar os fatos e cultura dos Bastiões/Iracema e toda a região jaguaribana...
Leia Mais sobre o autor



 
Copyright © 2014 Jornal Folha Serrana
Cofundador: Ricardo Santos | Design por Ricardo Santos | BTT