ÚLTIMAS

17 de julho de 2015

Água para abastecimento da população de Quixeramobim (CE) acaba no próximo mês de agosto

(Foto: Quixeramobim Agora)
O Gerente Regional da Companhia de Gestão e Recursos Hídricos (COGERH), Paulo Ferreira, e o técnico articulador da bacia hidrográfica do Rio Banabuiú, Luís Cesar, concederam na tarde desta quinta-feira, 16, entrevista a Gooldemberg Saraiva, da redação do Monólitos Post, acerca do impacto sobre o Açude Pedras Brancas, em Quixadá, da construção de uma adutora de engate rápido ligando aquele reservatório ao município de Quixeramobim.

Durante a entrevista, Paulo Ferreira revelou que a Barragem de Quixeramobim só tem condições de continuar fornecendo água ao município até o próximo mês de agosto. Os últimos dados da Cogerh indicam que a barragem está com apenas 7.19% do seu volume total.

Indagado sobre como se dará o abastecimento em Quixeramobim até que a adutora do Pedras Brancas fique pronta, o gestor respondeu: “Do ponto em que não será mais possível captar água da barragem até a chegada da adutora, sem dúvida Quixeramobim enfrentará um período em que será abastecido com auxílio exclusivamente dos poços. A Cogerh fez os estudos dos poços, o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) está trabalhando, a SOHIDRA (Superintendência de Obras Hidráulicas) fez a perfuração e a prefeitura está fazendo a instalação desses poços.”

Ferreira assegura que estas ações garantirão o abastecimento de Quixeramobim até a chegada da adutora, mas enfatiza a necessidade da população fazer uso consciente da água. “Não devemos hoje usar água em Quixeramobim como se estivéssemos com bonança de água, mas a nossa expectativa é de que os poços serão suficientes para manter o abastecimento na sede do município”, afirmou.

O técnico Luís Cesar mostrou gráficos de uma batimetria – estudo detalhado da profundidade e de outros aspectos dos reservatórios -, feito pela instituição no Pedras Brancas, em maio deste ano, que aponta que o açude tem água suficiente para abastecer os dois municípios até o ano de 2017. Ele lembra, também, que a adutora do Pedras Brancas para Quixeramobim é emergencial. Isto significa que se os reservatórios de Quixeramobim voltarem a acumular água, a adutora do Pedras Brancas será desligada.

A adutora está orçada em R$ 30 milhões e deve entrar em funcionamento, segundo dados do governo estadual, em cerca de 120 dias.


Monólitos Post

Compartilhe :

Folha Serrana

Folha Serrana, um site criado para mostrar os fatos e cultura dos Bastiões/Iracema e toda a região jaguaribana...
Leia Mais sobre o autor



 
Copyright © 2014 Jornal Folha Serrana
Cofundador: Ricardo Santos | Design por Ricardo Santos | BTT