ÚLTIMAS

27 de novembro de 2015

Em nota o Secretario de agricultura de Iracema-CE José Uilson esclarece para toda população a situação hídrica do nosso município

A SITUAÇÃO HÍDRICA DE IRACEMA
A despeito de alguns comentários politizando uma situação que é por demais democrática (porque atinge a todos), a Prefeitura de Iracema, tem muito se empenhado na busca de ações que amenizem o sofrimento do nosso povo, bem como fazer entender que devemos aprender a conviver, esse fenômeno da natureza.

Já foram perfurados 30 poços profundos pela SOHIDRA/CAGECE, conseguidos pelo Prefeito Juarez, e que alguns deles irão ser instalados brevemente, já que nem todos produziram água. A instalação Irá começar pela Vila Ema. Nos últimos dois anos foram perfurados em torno de 70 poços pelos proprietários rurais, seja com recursos próprios, ou via financiamento BB ou BNB, com o apoio da Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos local.

Por solicitação da Prefeitura e pela necessidade das comunidades rurais, o Exército Brasileiro abastece em Carros Pipas boa parte da Zona Rural. As localidades que eram abastecidas pela CAGECE OU SISAR (Fazendinha I e II, Recanto e Bom Sucesso) estão passando mais dificuldades, tendo em vista não terem CISTERNAS para o armazenamento de água, já que o Exército só abastece nelas. O déficit é de 300 unidades. Porém, o Prefeito Juarez, há 5 meses solicitou ao Governo do Estado este atendimento. Vale lembrar que não eram construídas cisternas aonde tinha sistema de abastecimento.

No início de dezembro a FUNASA irá perfurar os poços que já estão sondados com estudo geológico, em número de 08: (04 na serra dos Bastiões e 04 no sertão), o que aumentará a produção de água para os rebanhos e muitas atividades domésticas, perfazendo 37 poços perfurados pelo poder público.

Mais uma conquista do Prefeito Juarez junto ao Superintendente desta entidade, Dr. Leonildo Farias. À pedido da comunidade da Vila Ema e do Prefeito Juarez, a CAGECE no dia 26 (ontem), tentou construir grandes valas com uma máquina PC, com a finalidade de conseguir água no subsolo do leito do açude. Não logrou êxito.

Todo o poço do município tem uma vazão de aproximadamente 150 mil litros de água por hora. Uma média considerada razoavelmente boa.

Continuamos a incentivar a perfuração de poços, este ótimo instrumento de convivência com o semiárido. O financiamento bancário tem 03 anos de carência e 07 para pagar em suaves parcelas anuais, à uma taxa de juro muito pequena.
José Uilson Secretario de Agricultura de Iracema-CE

 Folha Serrana

Compartilhe :

Folha Serrana

Folha Serrana, um site criado para mostrar os fatos e cultura dos Bastiões/Iracema e toda a região jaguaribana...
Leia Mais sobre o autor



 
Copyright © 2014 Jornal Folha Serrana
Cofundador: Ricardo Santos | Design por Ricardo Santos | BTT