Andar até
500 quilômetros sem uma gota de gasolina. E, ao reabastecer, conseguir encher o
tanque de graça, em qualquer torneira. Não, não se trata do sonho de um
motoboy. Esse é o resultado de um sistema, desenvolvido pelo funcionário
público Ricardo Azevedo, 56, capaz de fazer com que motocicletas utilizem o
hidrogênio obtido através da água como combustível.
Nomeado Moto
Power H²O, o sistema utiliza os princípios da propulsão por hidrogênio, já
conhecido da indústria automobilística. A inovação foi fazer o sistema ser
acoplado a uma motocicleta. "Essa tecnologia pode ser adaptada em
caminhões, ônibus, carros, enfim, qualquer veículo. E é muito eficiente",
ressalta ele.
Azevedo, que
já foi mecânico e preparador de motos de corrida, desenvolveu seu produto na
garagem de casa, em Itu (SP), onde mora, em momentos de folga, especialmente
nas madrugadas. Ele explica que o sistema é composto por um reservatório de
água, colocado na parte traseira da moto. Esse reservatório é ligado, por um
cano, a um recipiente que fica ao lado da roda traseira onde Azevedo acoplou
uma série de placas metálicas negativas e positivas, com canais de diferentes
diâmetros e ranhuras intercalados.
As placas
são alimentadas por uma bateria de carro, acoplada próximo à roda traseira. Com
a eletricidade, ocorre a separação do hidrogênio da molécula de água. Através
de um outro cano, o hidrogênio, altamente explosivo, é enviado a um outro
recipiente, acoplado por Azevedo próximo ao reservatório, que envia o
combustível para o carburador da moto, onde ocorre a combustão.
"Eu
utilizei um craqueador, que separa as partículas de hidrogênio e de oxigênio da
água. O hidrogênio vai para o carburador e, de lá, é utilizado pelo motor como
combustível. Já o oxigênio é liberado para a atmosfera", disse ele,
ressaltando que o hidrogênio tem um poder de combustão quase três vezes
superior ao da gasolina.
O inventor
explica ainda que, embora o hidrogênio seja um gás com alto poder de combustão,
o fato de a produção de hidrogênio ser utilizada imediatamente pela moto, sem o
armazenamento, diminui a chance de explosão.
Diferenciais
Entre os
diferenciais do sistema está a não emissão de poluentes, já que apenas o vapor
d'água é eliminado pelo escapamento. Além disso, a economia em relação à
gasolina é outro diferencial, já que Azevedo relata que é possível fazer até
500 quilômetros com um único litro de água. As motos convencionais raramente
fazem mais de 50 quilômetros por litro.
Segundo
Azevedo, ele gastou, até o momento, R$ 6 mil no projeto, que começou a ser
desenvolvido há seis meses. Ele informou ainda que, para uma possível
utilização industrial, o projeto ainda precisa de adaptações, mas que considera
que "70% do produto está desenvolvido". "Mas usei muita coisa
que quebrou, materiais que, se fosse fabricar hoje, não seriam usados. O custo
para fazer um sistema desses, hoje, seria bem menor", disse.
Azevedo
conta ainda que esperou um estágio adequado de evolução de suas pesquisas para
divulgar os resultados que conseguiu. "Eu testei na minha moto, uma NX 200
cilindradas, e ando com ela sem problemas. Trabalho em São Paulo, e viajei
todos os dias com essa moto, movida a água, durante o desenvolvimento do
produto", conta.
Desenvolvimento
O sistema
foi desenvolvido em parceria com o filho dele, Gabriel, que é químico. "Eu
cuidei da parte de mecânica e meu filho acrescentou conhecimentos de química
que eu não tinha. Fizemos tudo com um grande embasamento científico",
disse.
Azevedo
informa ainda que não precisou modificar o motor da motocicleta, que pode
funcionar, também, com gasolina. "Pode rodar só com a água ou um híbrido,
que aceita os dois combustíveis. A estrutura do motor é a mesma, não altera, só
muda o combustível", disse.
Qualquer
água
Embora tenha
ressaltado que a utilização de água destilada dá maior eficiência ao sistema,
Azevedo informa que qualquer fonte de água pode ser utilizada. Ele afirma que
já chegou a abastecer a moto com água do rio Tietê, que corta a cidade.
"Toda
água, por mais poluída que seja, é composta por duas moléculas de hidrogênio e
uma de oxigênio. Então, a moto pode ser abastecida em qualquer torneira",
disse.
Fonte Uol
Azevedo
informou ainda que está à procura de investidores que possam se interessar em
participar do projeto. "Eu faço isso de acordo com minhas possibilidades,
e sou funcionário público. Claro que um parceiro poderia acelerar muito o
desenvolvimento", disse.

Folha Serrana, um site criado para mostrar os fatos e cultura dos Bastiões/Iracema e toda a região jaguaribana...
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