ÚLTIMAS

4 de novembro de 2015

A MARGINALIDADE NO CAMPO E NAS CIDADES NORDESTINAS.


A POUCO MENOS DE UMA DÉCADA OCORRIA O FENÔMENO DO ÊXODO RURAL NO NORDESTE (PROCESSO MIGRATÓRIO ONDE O HOMEM NO DESTINO SE VIA OBRIGADO A DEIXAR A SUA RESIDENCIA NO CAMPO OU NAS PEQUENAS CIDADES DO NORDESTE PARA SE AVENTURAR NOS GRANDES CENTROS DO PAIS EM BUSCA DE DIAS MELHORES )MUITOS FATORES CONTRIBUÍAM PARA ESSE ACONTECIMENTO ,MAS DOIS FATORES GERALMENTE  ERAM A GRANDE VÁLVULA IMPULSORA PARA ESSE FENÔMENO, A SECA DESOLADORA E CONSEGUENTE MENTE A GRANDE ESCASSEZ DE TODOS OS RECURSOS PARA A SOBREVIVÊNCIA NO SEU LUGAR DE ORIGEM.

CLARO QUE NÃO PODEMOS DEIXAR DE MENCIONAR OS DESCASOS POLÍTICOS PARA COM OS NORDESTINOS, COISA QUE AINDA  ACONTECE , MAS QUE FOI AMENIZADO DEVIDO O ADVENTO DA GLOBALIZAÇÃO, E DA ESTREMA NECESSIDADE DO BRASIL EM RADICAR A POBREZA ,UMA DAS EXIGÊNCIAS DOS GRUPOS ECONÔMICOS MUNDIAIS PARA INCLUIR O BRASIL ,MAS ISSO É OUTRA HISTORIA , VOLTANDO PARA O ÊXODO RURAL, O FATO É QUE, ESSE ACONTECIMENTO TOMOU OUTRAS PROPOEDORES, OU MELHOR DIZENDO OUTRO SENTIDO, SE ANTES O HOMEM DO CAMPO  MIGRAVA PARA OS GRANDES CENTROS HOJE  ISSO  RARAMENTE ACONTECE, O PROCESSO JÁ NÃO É MAIS O MESMO DEVIDO AOS FATORES CITANTOS, E COM “AS MELHORIAS NA VIDA DO BRASILEIRO COMO TODO” O ÊXODO FICOU ASSIM, O HOMEM RURAL MIGRA PARA AS PEQUENAS CIDADES  E O DA CIDADE MIGRA PARA CAPITAL , MAS QUASE NÃO SAI MAIS PARA SUL  SUDESTE OU  PARA OUTROS ESTADOS DA FEDERAÇÃO.

COMO ERA DE COSTUME, NA VERDADE O QUE ESTAVA ATÉ POUCO TEMPO ATRÁS ERA EXATAMENTE O CONTRÁRIO, O TAO SONADO REGRESSO DO NORDESTINO PARA SUA TERRA NATAL TAVA VIRANDO UMA REALIDADE, POIS BEM, MAS ISSO FOI BOM OU RUIM? MELHOROU DE FATO?  BOM. TEMOS QUE FAZER ALGUMAS PONDERAÇÕES , SERIA ÓTIMO SE ISTO TIVESSE ACONTECIDO DE FORMA SUSTENTÁVEL , COM PLANEJAMENTO E COM POLITICAS SERIAS PARA OS REGRESSOS E PARA OS QUE LÁ SE MANTIVERAM ,  MAS NA VERDADE NÃO  FOI O QUE ACONTECEU, O NORDESTE VIVE HOJE UM MOMENTO MUITO INCERTO E APREENSIVO , COM BAIXO ÍNDICE DE PRODUTIVIDADE , A MAIORIA DAS SUAS CIDADES AINDA SOBREVIVEM DOS NECESSÁRIOS  REPASSES  DE VERBAS FEDERAIS E ESTADUAIS, QUE QUASE NÃO DÃO PARA MANTER A FOLHA DE PAGAMENTO DO FUNCIONALISMO  E GARANTIR AS NECESSIDADES BÁSICAS EM FUNCIONAMENTO.

NECESSIDADES COMO SAÚDE , SEGURANÇA E EDUCAÇÃO, MAS EXPLIQUEI TUDO ISSO PARA LEVANTAR A RELEVÂNCIA DE ALGUNS  TRISTE S FATOS NOVOS QUE TEM ASSOLADO AS CIDADES NORDESTINAS , FATOS ESSE QUE SÃO; OS GRANDES  ÍNDICES MARGINALIDADES, A VIOLÊNCIA NO CAMPO  E NA CIDADE, O TRAFICO DE DROGAS QUE ATINGE VELHOS ,JOVENS E CRIANÇAS, A VIOLÊNCIA NOS TRANSITO  E TODOS OS TIPOS DE MAZELAS ADVINDAS DO “PROGRESSO NÃO PLANEJADO COMO OBSERVEI ACIMA” E COM  ISSO TEM SUMIDO O ANTIGO SONHO DO NORDESTINO MIGRADOR, QUE ERA DE UM DIA VOLTAR PARA SEU LUGAR E VIVER TRANQUILAMENTE A SUA VELHICE ,COLHENDO OS FRUTOS DA SUA JORNADA LONGA E SOFRIDA LONGE DO SEU RINCÃO  ,DE PODER VOLTAR AO  SEU PE DE SERRA,À SUA CIDADE OU AO SEU SITIO, POIS COMO FALEI ISSO HOJE, ISSO, NÃO PASSA DE  UM SONHO ANTIGO E ENVELHECIDO , QUE A CADA DIA FICA MAS DISTANTE DA SUA REALIDADE , DEVIDO A INSEGURANÇA QUE TEM ASSOLADO O VELHO NORDESTE, VIVER NO CAMPO OU EM UMA CIDADE DO INTERIOR  HOJE ,PASSA LONGE DE SER A REALIZAÇÃO DESSE SONHO, POIS O NORDESTE ,ASSIM COMO ,A MAIORIA DAS CIDADES BRASILEIRA ESTÃO SE TORNANDO SINÔNIMO DE INSEGURANÇA.

IMPUNIDADE , DESASSOSSEGO E PREOCUPAÇÃO,   ATÉ POUCO TEMPO ERA COMUM AGENTE OUVIR : AQUI EH MUITO BOM , PODEMOS DORMIR DE PORTAS ABERTAS, NINGUÉM MEXE, AQUI É TAO CALMO ETC...POIS É , ESSAS FRASES ESTÃO FICANDO CADA VEZ MAIS RARAS DE SE OUVIR,  CRIAR UM  FILHO ENTÃO.
NESSE AMBIENTE ANTES VISTO COMO PACATO, HOJE NÃO PASSAR DE UMA PREOCUPAÇÃO CONSTANTE, COMO SE TODOS O FATORES CITADOS QUE COLABORAM PARA ISSO  NÃO FOSSE SUFICIENTE , AINDA TEM A.

ENORME INCOMPETÊNCIA OU DESCASO DO ESTADO , QUE NADA TEM FEITO PARA A INUTILIZAÇÃO DESSA PROBLEMÁTICA, PARA NÓS O QUE NOS RESTA É USAR O QUE SEMPRE USAMOS COMO BOM SERTANEJO, ELA ,QUE NUNCA NOS SEPAROU E NÓS QUE NUNCA À LARGAMOS ,QUEM É ELA? A ESPERANÇA, ESSA SIM AMIGA FIEL E INSEPARÁVEL DO VELHO SERTANEJO. É PRECISO QUE O ESTADO BRASILEIRO ENTENDA QUE PROGRESSO NÃO SE LIMITA EM, CRESCIMENTO DE CIDADES, COMIDA NA MESAS, PONTES E ESTRADAS, MAS QUE COMEÇA NA GARANTIA DO DIREITO ÀS NECESSIDADES BÁSICAS E PRIORITÁRIAS E NA CONSERVAÇÃO DE VALORES.
“O VERDADEIRO PROGRESSO DE UM PAIS É O DE FORMAR BONS CIDADÃOS”

NELL  JACOB. Folha Serrana

Compartilhe :

Folha Serrana

Folha Serrana, um site criado para mostrar os fatos e cultura dos Bastiões/Iracema e toda a região jaguaribana...
Leia Mais sobre o autor



 
Copyright © 2014 Jornal Folha Serrana
Cofundador: Ricardo Santos | Design por Ricardo Santos | BTT