ÚLTIMAS

15 de novembro de 2015

Ceará comemora Dia Nacional da Alfabetização com bons resultados

No dia Nacional da Alfabetização, comemorado neste sábado (14), o Ceará comemora bons resultados no setor. Nos últimos nove anos, o Estado tem mostrado que é possível mudar o cenário do analfabetismo entre as crianças. Para se ter uma ideia do quanto o Estado avançou, um acompanhamento realizado pela Secretaria da Educação (Seduc), entre os anos de 2007 e 2014, mostra que houve uma redução no percentual de alunos não alfabetizados ao final do 2º ano do Ensino Fundamental. Caiu de 32,8% para 0,6%. Os dados são do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE) 2014 que também demostram que 84,6% das crianças estão alfabetizadas nesta série. Os resultados são provenientes de uma ação desenvolvida pelo Governo do Estado, por meio da Seduc, a partir do Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC). Neste trabalho, a iniciativa conta com a parceria dos municípios e do Ministério da Educação (MEC).

Com a meta de garantir a alfabetização dos alunos matriculados no 2º ano do Ensino Fundamental da rede pública cearense, foi criado em 2007, o PAIC. A partir de 2011, as ações foram expandidas ao 3º, 4º e 5º anos, com o lançamento do Programa Aprendizagem na Idade Certa (PAIC +5). A implementação do Programa propiciou aos municípios apoio técnico e financeiro para a gestão municipal, avaliação, formação de professores, aquisição de material didático e de apoio pedagógico O PAIC juntamente com outras experiências, contribuiu para a estruturação, por parte do MEC, do Pacto Nacional Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

Os dados do SPAECE 2014 estão relacionados aos resultados das avaliações da alfabetização ao término do 2º ano, e das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, ao final do 5º ano. Participaram 97.587 alunos do 2º ano e 115.273 do 5º ano do Ensino Fundamental de 4.192 escolas públicas. Os resultados possibilitam a construção de um indicador, denominado IDE-ALFA, que revela as habilidades de leitura dos estudantes do 2º ano. Para o 5º ano é o IDE-5 que expressa o desempenho médio em Língua Portuguesa e Matemática dos alunos avaliados neste ano. Essas informações fornecem a base para políticas de incentivo e redistribuição de recursos financeiros entre os municípios e as escolas.

Em 2014, também ocorreu a melhoria da aprendizagem dos alunos do 5º ano, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática em relação ao ano de 2008. Em Língua Portuguesa, o percentual de alunos no nível adequado subiu para 35,5%, enquanto, em 2008, o nível era de 6,8%. Em Matemática, era de 3,6% e passou para 27,1%.

Com informações da Seduc




Compartilhe :

Folha Serrana

Folha Serrana, um site criado para mostrar os fatos e cultura dos Bastiões/Iracema e toda a região jaguaribana...
Leia Mais sobre o autor



 
Copyright © 2014 Jornal Folha Serrana
Cofundador: Ricardo Santos | Design por Ricardo Santos | BTT