No dia
Nacional da Alfabetização, comemorado neste sábado (14), o Ceará comemora bons
resultados no setor. Nos últimos nove anos, o Estado tem mostrado que é
possível mudar o cenário do analfabetismo entre as crianças. Para se ter uma
ideia do quanto o Estado avançou, um acompanhamento realizado pela Secretaria
da Educação (Seduc), entre os anos de 2007 e 2014, mostra que houve uma redução
no percentual de alunos não alfabetizados ao final do 2º ano do Ensino
Fundamental. Caiu de 32,8% para 0,6%. Os dados são do Sistema Permanente de
Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE) 2014 que também demostram que
84,6% das crianças estão alfabetizadas nesta série. Os resultados são
provenientes de uma ação desenvolvida pelo Governo do Estado, por meio da Seduc,
a partir do Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC). Neste trabalho, a
iniciativa conta com a parceria dos municípios e do Ministério da Educação
(MEC).
Com a meta
de garantir a alfabetização dos alunos matriculados no 2º ano do Ensino
Fundamental da rede pública cearense, foi criado em 2007, o PAIC. A partir de
2011, as ações foram expandidas ao 3º, 4º e 5º anos, com o lançamento do
Programa Aprendizagem na Idade Certa (PAIC +5). A implementação do Programa
propiciou aos municípios apoio técnico e financeiro para a gestão municipal,
avaliação, formação de professores, aquisição de material didático e de apoio
pedagógico O PAIC juntamente com outras experiências, contribuiu para a
estruturação, por parte do MEC, do Pacto Nacional Alfabetização na Idade Certa
(PNAIC).
Os dados do
SPAECE 2014 estão relacionados aos resultados das avaliações da alfabetização
ao término do 2º ano, e das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, ao
final do 5º ano. Participaram 97.587 alunos do 2º ano e 115.273 do 5º ano do
Ensino Fundamental de 4.192 escolas públicas. Os resultados possibilitam a
construção de um indicador, denominado IDE-ALFA, que revela as habilidades de
leitura dos estudantes do 2º ano. Para o 5º ano é o IDE-5 que expressa o
desempenho médio em Língua Portuguesa e Matemática dos alunos avaliados neste
ano. Essas informações fornecem a base para políticas de incentivo e
redistribuição de recursos financeiros entre os municípios e as escolas.
Em 2014,
também ocorreu a melhoria da aprendizagem dos alunos do 5º ano, nas disciplinas
de Língua Portuguesa e Matemática em relação ao ano de 2008. Em Língua
Portuguesa, o percentual de alunos no nível adequado subiu para 35,5%,
enquanto, em 2008, o nível era de 6,8%. Em Matemática, era de 3,6% e passou
para 27,1%.
Com
informações da Seduc
Folha Serrana, um site criado para mostrar os fatos e cultura dos Bastiões/Iracema e toda a região jaguaribana...
Leia Mais sobre o autor