ÚLTIMAS

10 de dezembro de 2014

Depressão atinge 11 milhões de brasileiros

Um mal silencioso que corrói a auto-estima, provoca isolamento dentro e fora da família e destrói vidas. É, assim, que muitos podem descrever a depressão, uma doença que atinge atualmente 11 milhões de brasileiros, milhares de cearenses e centenas de caucaienses. Os dados são da Pesquisa Nacional de Saúde, divulgada, nessa quarta-feira, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Esteatítica (IBGE) e pelo Ministério da Saúde.

O número representa 7,6% da população de 18 anos ou mais. A maior parte dos registros foi em área urbana (8%). Na rural, foram 5,6% dos entrevistados. O Sul foi a região com maior índice de pessoas com a doença, seguido pelo Sudeste (8,4%), Centro-Oeste (7,2%) e Nordeste (5%). O Norte foi a região com menor taxa de pessoas diagnosticadas, apenas 3,1%.

É a primeira vez que o levantamento é feito. Mais de 60 mil pessoas foram entrevistadas no Brasil em 2013. A prevalência da enfermidade é maior entre as mulheres (10,9%) do que entre os homens (3,9%). A maior incidência está na faixa etária de 60 a 64 anos, com 11,1% e menor entre 18 e 29 anos de idade, com 3,9%.


Os níveis extremos de escolaridade têm índices parecidos, já que 8,7% das pessoas com nível superior completo referiram depressão e 8,6% das com ensino fundamental incompleto também relataram a doença. Pouco mais da metade dos homens (51,2%) e da mulheres (52,3%) com depressão disseram tomar remédio para tratá-la. Fonte; C.G

Compartilhe :

Folha Serrana

Folha Serrana, um site criado para mostrar os fatos e cultura dos Bastiões/Iracema e toda a região jaguaribana...
Leia Mais sobre o autor



 
Copyright © 2014 Jornal Folha Serrana
Cofundador: Ricardo Santos | Design por Ricardo Santos | BTT