ÚLTIMAS

30 de junho de 2015

Administrador do Complexo Castanhão Sugere que Fortaleza Entre numa escala de Racionamento de água

O açude Castanhão chega, a cada dia do ano da seca de 2015, ao seu menor volume desde que foi inaugurado, em 2002. Ontem, o volume registrado do maior açude do Ceará alcançou 19,46% (1,3 bilhão de metros cúbicos) da capacidade (6,7 bilhões de m³). Para comparar, a parede da barragem seca tem hoje uma mancha de 25 metros de altura, marcando o ponto até onde ele já esteve cheio. Em 2009, o Castanhão chegou a sangrar. Passada meia década de estiagem no Estado, deveria haver um lago em frente às comportas do reservatório, mas o que há é um matagal e até cabras pastando. É do Castanhão que sai a água que abastece Fortaleza e Região Metropolitana.

Em tom de alerta, o administrador do Castanhão, José Ulisses de Souza, responsável no Dnocs pela liberação da água da barragem, defende que Fortaleza entre imediatamente numa escala para racionar água. Sugere que o fornecimento seja cortado pelo menos durante um dia da semana. “Tem que ser esclarecido isso para a população de Fortaleza, que é quem mais consome”, afirma.



“Não é justo”

Apesar de ser um reservatório federal, o Castanhão tem seu volume d´água monitorado pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). O gerente regional da Cogerh para a Sub-bacia do Médio e Baixo Jaguaribe (área do que inclui o Castanhão), Francisco de Almeida Chaves, também defende o racionamento para a Capital e que seja feita uma campanha mais incisiva para evitar o desperdício, mas prefere não quantificar em que proporção a água poderia ser oferecida em Fortaleza.



Almeida diz que produtores dos perímetros irrigados abastecidos pelo Castanhão já estão sendo alertados da situação. “Todo mundo já está sendo avisado, pelas rádios locais e em reuniões, que não será mais possível liberar a água como estava sendo liberada”. E argumenta por que Fortaleza deve ser inserida nessa preocupação: “Nesses perímetros, a redução de água vai causar um problema social e econômico muito grande. Muita gente vai ficar desempregada e Fortaleza usando a água liberadamente. Isso não é justo”.

Na próxima quinta-feira, dia 2, uma reunião em Limoeiro do Norte definirá como será a distribuição da água dos principais açudes cearenses no segundo semestre de 2015. Participarão os gestores de recursos hídricos do Estado, divididos por bacia hidrográfica. De julho a dezembro é considerado o período mais preocupante justamente por ser o de meses sem chuvas no Estado. Atualmente, o nível médio de 112 reservatórios monitorados no Ceará está em 18,8%. Destes, 68 estão com volume abaixo de 9%.



Leia amanhã

Secretário de Recursos Hídricos explica o que está sendo feito para sustentar o abastecimento da Capital



Saiba mais



De Orós para Fortaleza?

Apesar de haver a interligação, por enquanto o Orós não está fornecendo água para a Capital. Segundo os gerentes da Cogerh, Francisco de Almeida Chaves (Baixo e Médio Jaguaribe) e Mardônio Mapurunga (Alto Jaguaribe), o açude servirá de “reserva técnica” para 2016, em caso de agravamento maior.



Aporte irrisório

Por dia, em média, o Orós perde cerca de 2 centímetros de água por evaporação. Em 2015, o aporte esperado era de 745 milhões de m³, mas a chuva só garantiu 47,4 milhões de m³.


O Povo

Onda de assaltos a bancos no Ceará leva secretário a fazer mudanças na Inteligência da SSPDS

Delci vai nomear um colega delegado da PF para comandar a Coordenadoria de Inteligência (Coin)



29.6.2015 018
Na madruga de hoje, bandidos explodiram a agência do Bradesco da cidade de Redenção


Subiu para 34 o número de ataques a bancos no Ceará somente em seis meses. O caso mais recente ocorreu na madrugada de ontem, na cidade de Redenção. Por conta disso, o titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), decidiu fazer uma reformulação no sistema de Inteligência da Pasta.

Em entrevista ontem acerca da ação permanente das quadrilhas de ladrões de bancos, Delci Teixeira disse tratar-se de uma “realidade” e que, por conta disso, fará mudanças no combate a este tipo de delito. Uma delas, é a reformulação na Coordenadoria de Inteligência (Coin). Sem revelar nomes, Teixeira informou que um delegado federal será o novo coordenador do setor. A Coin é o “braço-direito” do secretário nas ações de Inteligência, investigações sigilosas que visam o desmantelamento do crime organizado no Estado.

Teixeira disse também que está redirecionando o trabalho da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). As aeronaves daquela unidade deverão ser deslocadas para pontos estratégicos do Interior cearense. Provavelmente, apenas uma permanecerá em Fortaleza para o apoio às missões policiais e bombeirísticas.

Segundo ele, com a utilização dos helicópteros já baseados no Interior o combate aos criminosos terá maior agilidade.

Ataque
O ataque em Redenção, no Maciço de Baturité (a 52Km de Fortaleza) aconteceu por volta de 3 horas, quando a cidade foi invadida pelo bando armado. Os ladrões colocaram explosivos na agência do Bradesco e acionaram os artefatos. Contudo, a carga foi tão grande que o teto da agência desabou e os ladrões acabaram abortando o plano criminoso e fugiram sem nada levar, de acordo com informações da Polícia.

Na fuga, os criminosos roubaram uma caminhonete de um comerciante daquela cidade. Mais tarde, o veículo foi encontrado abandonado numa estrada na zona rural.

A Polícia Militar montou um cerco em toda a região do Maciço de Baturité, mas até a noite desta segunda-feira nenhuma prisão havia sido efetuada. As diligências têm continuidade.

Veja, a seguir, a lista dos ataques a bancos no Ceará em 2015:
01 – (0701) – Ataque ao Banco do Brasil da cidade de JARDIM com explosão de caixas
02 – (16/01) – Ataque a um carro-forte da Corpvs na BR-116, em RUSSAS. Quadrilha presa

03 – (16/01) – Ataque à agência do Banco do Brasil da cidade e IRACEMA, com explosão de caixas
04 – (03/02) – Ataque à agência do Banco do Brasil da cidade OCARA, com explosão de caixas

05 – (04/02) – Ataque à agência do Banco do Brasil da cidade de ACARAPE, com violação de caixas com uso de maçarico
06 – (04/02) – Ataque à agência do Bradesco da cidade de IRAUÇUBA, com explosão de caixas

07 – ( 14/02) – Ataque à agência do Banco do Brasil da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC), no bairro Benfica, em FORTALEZA. Violação de caixas com maçarico. Quadrilha presa em flagrante
08 – (21/02) – Ataque à agência do Banco do Brasil da cidade de MOMBAÇA, com a explosão dos caixas eletrônicos
09 – (23/02) – Ataque à agência do Banco do Brasil da cidade de RUSSAS. Assalto à mão armada

10 – (23/02) – Ataque à agência do Banco do Brasil da cidade de MISSÃO VELHA, através do seqüestro do gerente do banco e sua família (“sapatinho”)
11 – (28/02) – Ataque à agência da Caixa Econômica do bairro Bom Jardim, em FORTALEZA. Assalto à mão armada e violação de caixas eletrônicos (R$ 200.000,00)

12 – (02/03) – Ataque à agência do Banco do Brasil da cidade de TAMBORIL, com explosão de caixas eletrônicos
13 – (05/03) – Ataque à agência do Bradesco da cidade de OCARA, com explosão de caixas

14 – (11/03) – Ataque ao posto do Banco do Brasil do Detran, no bairro Maraponga, em FORTALEZA. Assalto à mão armada praticada por três homens (R$ 17.000,00)

15 – (16/03) – Arrombamento à agência do Bradesco da cidade de ACOPIARA. Seis bandidos invadiram o local e arrombaram os caixas eletrônicos, levando o dinheiro
16 – (17/03) – Assalto á mão armada na agência do Bradesco da cidade de JAGUARIBARA.

17 – (30/03) – Assalto à agência do Banco do Brasil da cidade de NOVO ORIENTE. Bandidos invadiram o banco e fizeram reféns, levando o dinheiro dos caixas e da tesouraria.
18 – (31/03) – Assalto a banco na cidade de SÃO LUÍS DO CURU.
19 – (10/04) – Assalto à agência o Bradesco da cidade de GENERAL SAMPAIO, com explosão
20 – (10/04) – Assalto à mão armada na agência da Caixa Econômica de Pajuçara/MARACANAÚ
21 - (20/04) – Assalto à mão armada à agência do Bradesco da cidade do EUSÉBIO
22 – (23/04) – Assalto à mão armada na Agência do Bradesco de PALMÁCIA
23 – (24/04) Ataque às agências do Bradesco e Banco do Brasil em SOLONÓPLE, com explosão
24 – (27/02) – Assalto a mão armada na agência do Bando Itaú em FORTALEZA (Avenida Santos Dumont/Aldeota) – Bandidos presos com um simulacro

25 – (28/04) – Assalto a mão armada co seqüestro do gerente e seus familiares na agência do Bando do Brasil da cidade de ARARIPE
26 – (03/05) – Arrombamento da agência do Bradesco da cidade do EUSÉBIO
27- (19/05) – Ataque de uma quadrilha á agência do Bradesco da cidade de BARREIRA, com uso de explosão dos caixas

28 – (28/05) – Assalto à mão armada com reféns na agência do Banco do Brasil do bairro Malvinas, na cidade de CAUCAIA
29 – (30/05) – Ataque de uma quadrilha ao Bradesco de MIRAÍMA, com explosão da agência
30 – (07/06) – Ataque de bandidos a um caixa do Banco 24 horas dentro de supermercado na Avenida Osório de Paiva, em FORTALEZA, com emprego de arma e instrumentos de corte do caixa (maçarico). Quadrilha capturada em flagrante
31 – (09/06) – Bandidos sequestraram o gerente da agência do Banco do Brasil da cidade de CHOROZINHO e tentaram roubar a agência, mas o gerente acionou o alarme. Os bandidos fugiram levando as armas dos vigilantes.

32 – (10/06) – Quatro bandidos armados assaltaram a agência do Bradesco da cidade de SOLONÓPOLE e levaram todo o dinheiro do banco.
33 – (23/06) – Quadrilha formada por cerca de 20 homens, ataca a cidade de MADALENA e assaltam as agências do Bradesco e do Banco do Brasil simultaneamente. Não houve explosão, mas os criminosos destruíram os caixas eletrônicos e retiraram o dinheiro.

34 – (29/06) – Ataque de uma quadrilha armada na cidade de REDENÇÃO. Bandidos explodiram a agência do Bradesco, mas não conseguiram roubar o dinheiro


Fonte: Fernando ribeiro 

Mais 44 municípios em estado de emergência no Ceará


Ainda em consequência do quadro de estiagem que atinge o Ceará, mais 44 municípios entraram oficialmente em estado de emergência, conforme decreto do governador Camilo Santana. Com isso, chega a 139 o número de cidades afetadas pelo problema, ou seja, 75,57% do total. A decisão está publicada no Diário Oficial do Estado do último dia 26 de junho.
Entre os novos municípios, está Pindoretama, localizado na Região Metropolitana de Fortaleza. Além disso, Aracoiaba, Barreira, Canindé, Fortim, Guaraciaba do Norte, Hidrolândia, Icó, Jaguaribara, Morada Nova, Ocara, Santana do Acaraú, Senador Pompeu e muitos outros integram a nova listagem.
O decreto tem validade de 180 dias a contar da data de publicação. Por meio dele, o governador diz que as cidades atenderam aos parâmetros legais para a decretação de situação de emergência devido à seca por, entre outros fatores, estarem com recarga insuficiente de mananciais e terem a colheita comprometida em várias regiões.
O decreto destaca, ainda, a confirmação da mobilização do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil no âmbito do Estado, para prestar apoio aos municípios atingidos.
Ações
O secretário de Desenvolvimento Agrário do Estado, Dedé Teixeira, afirma que a listagem está dentro da expectativa do governo e, na sua avaliação, pode chegar até 150 municípios no segundo semestre, lembrando que, em 2014, o número foi superior, com 173 cidades em estado de emergência em virtude da seca.
"A importância desse reconhecimento é que, assim, os municípios terão acesso aos programas nacionais emergenciais, com ações como carros-pipas, bolsas estiagens, e vários outros que o Estado participa e que o município não estando em emergência não entra no programa", destaca Dedé Teixeira.

Diário Online

29 de junho de 2015

Prefeito afastado de Canindé pede anulação de comissão processante

Tags: Política, Região


A comissão processante criada no último dia 05 de junho na Câmara Municipal de Canindé para analisar o processo de cassação contra o prefeito afastado de Canindé, Celso Crisóstomo, deverá ouvir a partir das 09h30 desta segunda-feira (29 de junho), as dez testemunhas de defesa que foram indicadas pelo gestor afastado.

Como as testemunhas foram intimadas através do procurador do prefeito afastado e não por ele pessoalmente, Celso ingressou na última sexta-feira contra os membros da comissão, na Comarca de Canindé, com um mandado de segurança com pedido de tutela liminar, alegando violação ao devido processo legal e assim pedido à anulação do ato.

Mas a comissão alega que com a intimação do procurador Dr. Deodato Ramalho todos estão devidamente intimados. Caberá ao juiz da 2ª vara da comarca de Canindé Dr. Paulo Sérgio dos Reis decidir o pedido do gestor afastado.

Com informações de Ceará Agora




Bombeiro que caiu de helicóptero está em coma induzido

Tags: Polícia, Saúde


O sargento do Corpo de Bombeiros Jorge Graça Alcântara Pereira, que caiu de um helicóptero na última sexta-feira quando participava de uma operação policial, continua em estado grave. O acidente ocorreu quando o mesmo fazia um rapel do helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer).

O militar segue internado na UTI do Instituto Doutor José Frota (IJF) em coma induzido. Conforme a assessoria do Hospital, apesar da gravidade, ele tem respondido bem aos medicamentos. O paciente está em observação e segue fazendo exames.
Ao cair da aeronave, o sargento teve fraturas expostas nas duas pernas e traumas na bacia e em uma costela. O bombeiro participava de uma operação no bairro Capuan, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), quando aconteceu o acidente.
Ceará Agora



28 de junho de 2015

Camisinha muda de cor ao detectar DSTs

Um preservativo que muda de cor quando entra em contato com doenças sexualmente transmissíveis foi inventado por um grupo de jovens estudantes da Academia Isaac Newton, em Ilford, Essex.

A novidade, batizada de S.T.EYE, contém um indicador embutido e é capaz de identificar infecções como clamídia e sífilis.

Os jovens inventores possuem idades entre 13 e 14 anos. Eles receberam o prêmio de melhor inovação em saúde, concedido pelo TeenTech — dedicado a trabalhos de adolescentes nas áreas de ciências, engenharia e tecnologia.

Por enquanto, o projeto não tem perspectiva de chegar ao mercado.

(DOL com informações do The Independent)



Fonte: http://www.diarioonline.com.br/noticias/tecnologia/noticia-334950-.html

PEC que reduz maioridade penal começa a ser votada na terça-feira

A proposta de redução da maioridade penal de 18 para 16 anos nos casos de crimes hediondos, homicídio e roubo qualificado é o destaque da pauta do Plenário da Câmara dos Deputados da próxima terça-feira (30). A proposta, apoiada por 87% dos brasileiros, de acordo com pesquisa Datafolha, tem causado discussões acirradas entre os defensores dos direitos humanos e políticos que apostam na medida para reduzir a criminalidade.

Entre os crimes classificados como hediondos estão estupro, latrocínio e homicídio qualificado (quando há agravantes) e roubo agravado (quando há sequestro ou participação de dois ou mais criminosos, entre outras circunstâncias). Segundo a proposta, o adolescente também poderá ser considerado imputável (pode receber pena) em crimes de lesão corporal grave ou lesão corporal seguida de morte.

A pena dos adolescentes será cumprida em estabelecimento separado dos maiores de 18 anos e dos menores inimputáveis. A proposta foi aprovada no último dia 17 na comissão especial, na forma do relatório do deputado Laerte Bessa (PR-DF). Ele incluiu dispositivo sugerido pelo deputado Weverton Rocha (PDT-MA) para aperfeiçoar a estrutura do sistema socioeducativo e proibir a retenção de recursos (contingenciamento) destinados ao atendimento socioeducativo e à ressocialização.

O debate em Plenário promete ser bastante acirrado, com manifestações de pessoas pro e contra a medida marcadas para terça-feira, em Brasília. Contra o projeto se manifestaram diversas associações da sociedade civil, como Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e da Juventude (ABMP); Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef); Fundação Abrinq; Human Rights Watch; e Instituto Brasileiro de Ciências Criminais; entre outros.

A tendência, no entanto, é que a proposta venha a ser aprovada pelo plenário, já que a previsão é que a maioria dos parlamentares, com exceção de membros do PT, PSOL e outros partidos ideológicos, estejam decididos em modificar a atual legislação que prevê, no máximo pena de três anos para o menor infrator, independente do crime que tenha cometido.
Fonte: Cara agora



2,6 mil toneladas de peixes morrem em 15 dias no açude Castanhão-CE

Apenas ontem, no assentamento Curupati-Peixe, foram encontradas 700 toneladas. Causas para a mortandade ainda não foram definidas. Para tentar reduzir os danos, os locais das gaiolas de criação serão redistribuídos

700 toneladas de peixes mortos foram encontradas ontem no assentamento Curupati-Peixe

Em 15 dias, pelo menos 2,6 mil toneladas de peixes morreram no açude Castanhão. As espécies eram criadas em gaiolas, concentradas na margem esquerda da barragem. O prejuízo dos produtores pode atingir os R$ 8 milhões, estima o prefeito de Jaguaribara, Francini Guedes. Somente na manhã de ontem, foram encontradas 700 toneladas de pescado morto no assentamento Curupati-Peixe, onde 41 famílias sobrevivem através da produção.

Ontem, no Palácio da Abolição, representantes da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), da Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura do Estado (Seapa) e piscicultores da região atingida se reuniram para traçar soluções. Ficou definido que os tanques-rede serão redistribuídos em 26 pequenas unidades, com no máximo sete hectares e distância de mil metros entre cada uma - informou Pedro Eymar Campos, coordenador de Pesca e Aquicultura do Dnocs. Atualmente, ele explica, as áreas de criação são concentradas.

Causas

Ainda não foram definidas as razões para as mortes. Segundo Francini, na história do açude não foi registrada uma situação de mortandade tão elevada. Produtores acreditam que, quando a Cogerh fechou a válvula responsável por liberar água para o rio Jaguaribe, aconteceu um movimento brusco e a água do fundo - mais densa - atingiu a superfície. Em nota, a companhia refutou a tese.

Quatro pontos, segundo a Cogerh, levam ao descarte da hipótese: diferentemente da velocidade da água em rios e riachos, a velocidade da água no interior de reservatórios é ínfima, próxima de zero, o que significa que a velocidade da água após a alteração da vazão liberada ainda continuará sendo insignificante; o evento de mortandade de peixes aconteceu dias após a operação da válvula; em outras ocasiões, já foi operado com a vazão atual sem causar mortandade; em 2013, nesta mesma época, aconteceram registros de morte no açude.

Pedro Eymar, do Dnocs, informou que as motivações reais para o caso estão sendo investigadas. Amostras da água e peixes mortos foram recolhidos para análise. “Vamos montar um grupo gestor para o parque aquícola”, pontua. Segunda-feira, 29, está agendada uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Jaguaribara para discutir o caso e os criadores planejam realizar uma passeata em protesto.


Saiba mais

O açude Castanhão, na Bacia Hidrográfica do Médio Jaguaribe, tem 19,61% do volume total - cerca de 1,34 bilhão de m³. “O reservatório pereniza o Vale do Jaguaribe pela válvula dispersora com vazões que variam de acordo com as necessidades da operação, respeitando as médias estabelecidas pela alocação negociada, procurando o atendimento eficiente dos usos múltiplos”, informou, em nota, a Cogerh.



Segundo Francini Guedes, a mortandade atingiu Jaguaribara, Jaguaretama, Alto Santo e Jaguaribe. Na reunião de ontem foi discutida a possibilidade de retardar pagamentos de financiamentos feitos em instituições bancárias - diz Pedro Eymar. Parte dos trabalhadores contraiu dívidas para poder investir na produção de pescado.

O Povo








27 de junho de 2015

Ontem foi o encerramento das festas juninas em Iracema-CE

Ontem foi o encerramento das festas juninas em Iracema-CE, e como sempre; abrilhantou! a noite com cores, e talentos naturais dos coordenadores e organizadores, com o apoio da prefeitura municipal prefeito José Juarez, e a primeira dama “Jonilce Cabó” e secretaria de cultura,Secretário. Aristarco Diógenes, foi reconhecido que; um dos grupos que se apresentaram que deu destaque; foi o grupo dos Bastiões dirigida por Carlinhos Silva, a performance dos jovens arrancou o grito da plateia que o aplaudiu com vigor e carinho.

Teve casamento de matuto! Representações das crianças, foi realmente uma festa com um pouquinho de tudo, o vice-prefeito Evilásio Nogueira e o presidente do sindicato dos trabalhadores rurais “Gleudson Gurgel esteve o tempo todo prestigiando todo evento juntamente com os demais secretários da nossa cidade. Parabéns a todos que direto ou indiretamente participaram desse glorioso evento.

Folha Serrana
                                                  Fotos: Francisco Filho







Ceará confirma 10 casos de zika vírus

O zika vírus, que provoca sintomas parecidos com os da dengue, está circulando no Ceará. A confirmação veio após saírem os primeiros resultados de testes feitos com pacientes do Hospital São José, especializado em doenças infecciosas. De 14 amostras, dez deram positivo para o vírus. Os testes foram feitos no Instituto Evandro Chagas, em Belém, que deve verificar mais 41 amostras.

De acordo com o coordenador de Promoção e Proteção à Saúde da Secretaria da Saúde do Ceará, Márcio Garcia, a iniciativa de verificar a presença do zika vírus no estado partiu do aumento de casos, cujo quadro clínico era compatível com o de pacientes de outros estados do Nordeste onde já havia a confirmação da circulação do vírus: febre baixa, manchas vermelhas e coceiras na pele e, em alguns casos, conjuntivite.

Ao contrário da dengue, o zika vírus não tem a capacidade de evoluir para situações graves nem é uma doença de notificação obrigatória. Segundo Garcia, o Hospital São José mantém uma vigilância de fazer a coleta de informações por amostragem (somente entre os pacientes da unidade).

O Ministério da Saúde não definiu uma estratégia de vigilância para o controle do zika vírus. No Ceará, os profissionais da saúde são orientados a tratar os pacientes que aparecem com os sintomas a partir da suspeita de dengue. Ambas as doenças, e também a chikungunya, são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

“Todas as pessoas que apresentem febre e manchas pelo corpo devem procurar uma unidade de saúde.” Há uma circulação intensa de dengue no Ceará e essa doença tem um potencial de agravamento maior, explicou o coordenador.


agencia brasil

26 de junho de 2015

As festas juninas em Iracema-CE com apoio da prefeitura municipal e prefeito José Juarez linda de ver

Essa noite de quinta-feira, dia 25/06/2015 em um evento que teve o apoio da prefeitura municipal de Iracema-CE, prefeito José Juarez, e a primeira dama “Jonilce Cabó” secretario de governo “Diego Cabó” e de cultura secretario “Aristarco Diógenes” e toda equipe foram contemplados com show de cores e fantasias por partes dos grupos de crianças e adolescentes que por sinal nas apresentações das rainhas um show de cores e beleza dessas garotas, que se esforçou tanto para chegar onde chegou.
SÃO JOÃO SÓ PRESTA NA ROÇA
Festa tradicional
De maior empolgação
É a festa de São João
Feita na zona rural
Se reúne o pessoal
Ali ninguém se alvoroça
Todos dizem: - A festa é nossa
E a alegria é completa
Por isso, afirma o poeta
São João só presta na roça.

É um São João diferente
Dos que fazem na cidade
Tem brincadeira à vontade
Alegrando a toda gente
O sertanejo contente
Logo depois que almoça
Corta lenha fina e grossa
Bem animado e feliz
Acende a fogueira e diz
São João só presta na roça.

No santo o povo tem fé
Festejando a noite inteira
Em toda casa há fogueira
Foguetão e buscapé
Mais tarde há arrasta-pé
No pavilhão da palhoça
Sanfoneiro da mão grossa
Toca um repertório novo
Para a alegria do povo
São João só presta na roça.

Na noite, a cada minuto
A lua no alto brilha
Logo antes da quadrilha
Tem casamento matuto
O noivo se faz de bruto
A noiva se alvoroça
De cima duma carroça
A mãe da noiva gasguita
Estufando o peito grita
São João só presta na roça.

A moça faz simpatia
Para saber com quem casa
Tem milho assado na brasa
Tem canjica quente e fria
Milho cozido em bacia
Pamonha na palha grossa
Se chover, a água empoça
Mas não para o forrozão
Para o povo do sertão
São João só presta na roça.

A festança é animada
Sem ritmo modernizado
Sem guitarra, sem teclado
Sem quadrilha estilizada
É mantida, é conservada
A pura cultura nossa
Pra que o sertanejo possa
Se orgulhar de sua festa
Em outro canto não presta
São João só presta na roça.



Autor: Zé Bezerra Folha Serrana
                                                Fotos: Francisco Filho






25 de junho de 2015

Moto que anda até com água do Tietê faz 500 km por litro

Andar até 500 quilômetros sem uma gota de gasolina. E, ao reabastecer, conseguir encher o tanque de graça, em qualquer torneira. Não, não se trata do sonho de um motoboy. Esse é o resultado de um sistema, desenvolvido pelo funcionário público Ricardo Azevedo, 56, capaz de fazer com que motocicletas utilizem o hidrogênio obtido através da água como combustível.

Nomeado Moto Power H²O, o sistema utiliza os princípios da propulsão por hidrogênio, já conhecido da indústria automobilística. A inovação foi fazer o sistema ser acoplado a uma motocicleta. "Essa tecnologia pode ser adaptada em caminhões, ônibus, carros, enfim, qualquer veículo. E é muito eficiente", ressalta ele.

Azevedo, que já foi mecânico e preparador de motos de corrida, desenvolveu seu produto na garagem de casa, em Itu (SP), onde mora, em momentos de folga, especialmente nas madrugadas. Ele explica que o sistema é composto por um reservatório de água, colocado na parte traseira da moto. Esse reservatório é ligado, por um cano, a um recipiente que fica ao lado da roda traseira onde Azevedo acoplou uma série de placas metálicas negativas e positivas, com canais de diferentes diâmetros e ranhuras intercalados.

As placas são alimentadas por uma bateria de carro, acoplada próximo à roda traseira. Com a eletricidade, ocorre a separação do hidrogênio da molécula de água. Através de um outro cano, o hidrogênio, altamente explosivo, é enviado a um outro recipiente, acoplado por Azevedo próximo ao reservatório, que envia o combustível para o carburador da moto, onde ocorre a combustão.

"Eu utilizei um craqueador, que separa as partículas de hidrogênio e de oxigênio da água. O hidrogênio vai para o carburador e, de lá, é utilizado pelo motor como combustível. Já o oxigênio é liberado para a atmosfera", disse ele, ressaltando que o hidrogênio tem um poder de combustão quase três vezes superior ao da gasolina.

O inventor explica ainda que, embora o hidrogênio seja um gás com alto poder de combustão, o fato de a produção de hidrogênio ser utilizada imediatamente pela moto, sem o armazenamento, diminui a chance de explosão.

Diferenciais

Entre os diferenciais do sistema está a não emissão de poluentes, já que apenas o vapor d'água é eliminado pelo escapamento. Além disso, a economia em relação à gasolina é outro diferencial, já que Azevedo relata que é possível fazer até 500 quilômetros com um único litro de água. As motos convencionais raramente fazem mais de 50 quilômetros por litro.

Segundo Azevedo, ele gastou, até o momento, R$ 6 mil no projeto, que começou a ser desenvolvido há seis meses. Ele informou ainda que, para uma possível utilização industrial, o projeto ainda precisa de adaptações, mas que considera que "70% do produto está desenvolvido". "Mas usei muita coisa que quebrou, materiais que, se fosse fabricar hoje, não seriam usados. O custo para fazer um sistema desses, hoje, seria bem menor", disse.

Azevedo conta ainda que esperou um estágio adequado de evolução de suas pesquisas para divulgar os resultados que conseguiu. "Eu testei na minha moto, uma NX 200 cilindradas, e ando com ela sem problemas. Trabalho em São Paulo, e viajei todos os dias com essa moto, movida a água, durante o desenvolvimento do produto", conta.

Desenvolvimento

O sistema foi desenvolvido em parceria com o filho dele, Gabriel, que é químico. "Eu cuidei da parte de mecânica e meu filho acrescentou conhecimentos de química que eu não tinha. Fizemos tudo com um grande embasamento científico", disse.

Azevedo informa ainda que não precisou modificar o motor da motocicleta, que pode funcionar, também, com gasolina. "Pode rodar só com a água ou um híbrido, que aceita os dois combustíveis. A estrutura do motor é a mesma, não altera, só muda o combustível", disse.

Qualquer água

Embora tenha ressaltado que a utilização de água destilada dá maior eficiência ao sistema, Azevedo informa que qualquer fonte de água pode ser utilizada. Ele afirma que já chegou a abastecer a moto com água do rio Tietê, que corta a cidade.

"Toda água, por mais poluída que seja, é composta por duas moléculas de hidrogênio e uma de oxigênio. Então, a moto pode ser abastecida em qualquer torneira", disse.
 Fonte Uol



Azevedo informou ainda que está à procura de investidores que possam se interessar em participar do projeto. "Eu faço isso de acordo com minhas possibilidades, e sou funcionário público. Claro que um parceiro poderia acelerar muito o desenvolvimento", disse.


Câmara aprova emenda que vincula aposentadorias ao reajuste do mínimo

O governo da presidente Dilma Rousseff sofreu nesta noite de quarta-feira (24) uma dura derrota no Plenário da Câmara ao ver a aprovação de uma emenda que vincula todos os benefícios da Previdência Social à política de valorização do salário mínimo. Uma indexação desse tipo era considerada desastrosa pelo Palácio do Planalto, que entre a terça-feira (23) e esta quarta tentou mobilizar, sem sucesso, sua base para barrar a aprovação da emenda. Ao final, ela acabou avalizada por 206 deputados, sendo que 179 votaram "não" e quatro se abstiveram.




A emenda foi incluída na Medida Provisória 672, enviada pelo Executivo para prorrogar as regras de reajuste do mínimo até 2019. Pela MP, cujo texto base também passou nesta noite, a correção deve levar em conta a variação da inflação dos últimos 30 dias e o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes. Como os pensionistas que recebem um salário mínimo já têm seus benefícios reajustados com base nessa fórmula, a vinculação afeta quem ganha acima desse valor. Os parlamentares discutem agora outras emendas à MP. Depois de concluída a tramitação na Câmara, ela ainda precisa passar pelo Senado. "O salário mínimo tem tido ganhos reais, mas o reajuste dos aposentados tem perdido muito poder de compra", disse o deputado Espiridião Amim (PPRS), que apoiou a emenda.

A possibilidade de o dispositivo ser aprovado deixou a articulação política da presidente Dilma Rousseff em alerta durante todo o dia. Numa matéria sensível aos aposentados, seria impossível avaliaram auxiliares da petista medir a lealdade da base aliada levando em conta apenas a orientação dos líderes partidários. O receio se mostrou justificado: na votação, embora partidos como PMDB, PT e PSD tenham defendido derrubar a emenda, o governo não conseguiu conter as traições.

Na última terça-feira(23), Dilma convocou uma reunião de emergência com os ministros Joaquim Levy (Fazenda), Nelson Barbosa (Planejamento), Aloizio Mercadante (Casa Civil) e Carlos Gabas (Previdência) e pediu empenho total de sua equipe para impedir a aprovação da emenda. Ao final do encontro, Gabas disse que dar aval a uma proposta nesse sentido coloca "em alto risco" as contas do sistema previdenciário. Se estivesse valendo, continuou o ministro, o impacto da medida neste ano seria de R$ 4,6 bilhões.
Mas o esforço foi em vão. Inconformado, o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PTCE), disse nesta quarta que Dilma deve vetar a emenda recém-aprovada.

O próprio presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDBRJ), também se manifestou contra a indexação. "Esse momento não é um bom momento para esse tipo de discussão", disse.

Risco
A discussão sobre vincular a política do salário mínimo e o Regime Geral da Previdência não é nova. A Câmara chegou a aprovar, no início do ano, o texto-base de um projeto de lei que alongava a atualização do mínimo até 2019, mas o governo costurou um acordo com o presidente da Câmara para retirá-lo de pauta. O medo do Planalto era justamente que uma emenda estendendo a regra para as aposentadorias fosse aprovado.


Diário Online




Cantor Cristiano Araújo morre após acidente de carro em GO, diz hospital

Cantor sofreu um acidente na BR-153,em Morrinhos, nesta madrugada. Namorada dele também não resistiu e morreu; outros dois ficaram feridos.



O cantor goiano Cristiano Araújo, de 29 anos, e a namorada, Allana Moares, de 19, morreram na manhã desta quarta-feira (24) após sofrer um acidente de carro na BR-153, no km 614, entre Morrinhos e o trevo de Pontalina, em Goiás. A informação foi confirmada pelo Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo), para onde ele foi transferido, e pela assessoria de imprensa do cantor.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o sertanejo voltava de um show em Itumbiara, no sul do estado, por volta das 3h30, quando veículo em que ele estava, um Range Rover, saiu da pista e capotou. O cantor chegou a ser socorrido ao Hospital Municipal de Morrinhos e depois transferido em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Móvel até a capital. Em seguida, seguiu de helicóptero até o Hugo, mas não resistiu.

Empresário do cantor, Antônio Pereira dos Santos já havia confirmado que a namorada de Cristiano, identificada como Allana Moraes, 19 anos, que estava com ele no veículo, morreu no local. "O corpo dela foi levada ao IML [Instituto Médico Legal] de Morrinhos e os familiares foram ao local para a liberação", disse ao G1.

Além do cantor e da namorada, outras duas pessoas estavam no carro. Segundo os bombeiros, elas sofreram ferimentos leves e também foram encaminhadas a um hospital na capital.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que as causas do acidente ainda são apuradas. “Fizemos um levantamento no veículo, que é do ano de 2015, e ele estava em perfeitas condições. A suspeita inicial é que o motorista tenha dormido ao volante, mas tudo isso ainda é devidamente apurado”, afirmou o inspetor Newton Moraes.
Segundo o empresário, o cantor costumava viajar com um motorista particular para que "pudesse dormir após o show" e não precisasse dirigir. Ele ressaltou, ainda, que o condutor "é experiente e acostumado a guiar de madrugada".

Shows
Na última terça-feira (23), o cantor publicou em sua página no Instagram uma mensagem dizendo que estava partindo da Bahia, ao lado na namorada, com destino a Itumbiara. Após o acidente, muitos fãs comentaram na imagem sobre o ocorrido e mandam mensagens de solidariedade ao cantor.

O próximo show de Cristiano Araújo estava marcadado para acontecer na noite desta quarta-feira em Caruaru, em Pernambuco.

G1



Áudio do Irmão de Cristiano e de uma amiga



 
Copyright © 2014 Jornal Folha Serrana
Cofundador: Ricardo Santos | Design por Ricardo Santos | BTT